A Medicina de Abrigos Brasil - Infodados de Abrigos de Animais é uma iniciativa inovadora idealizada por pesquisadores vinculados ao Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná financiada pela Fundação Araucária, Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná (SEDEST).
Nossa missão é promover a ciência da medicina de abrigos no Brasil e ser um banco de dados nacional centralizado e padronizado para estatísticas de abrigos de animais.
A iniciativa tem três objetivos: (1) Mapear e ser um banco de dados nacional da dinâmica populacional dos cães e gatos de abrigos públicos, privados, mistos e protetores independentes/lares temporários; (2) Difundir a Ciência da Medicina Veterinária de Abrigos, permitindo o acesso às pesquisas e literaturas acerca do tema e dar subsídios para colaboradores e profissionais atuantes para fornecer maior qualidade de vida aos animais, além de prevenir e combater o abandono. (3) Permitir a interação entre abrigos e voluntários.
A Medicina de Abrigos Brasil – Infodados de Abrigos de Animais surge como uma forma de suprir a necessidade de promover a ciência da Medicina de abrigos no país, e obter dados representativos com base em estatísticas nacionais para o desenvolvimento de políticas públicas que reduzam o abandono de animais de estimação e promovam a adoção. Dessa forma, será possível garantir melhores práticas nesses ambientes; realizar o monitoramento contínuo do número de admissões e saídas de cães e gatos em abrigos; fornecer às organizações de animais informações necessárias que possam agilizar e dinamizar as operações de acordo com as necessidades de sua comunidade; avaliar resultados das estratégias de manejo existentes de cães e gatos abandonados e que estão em situação de rua; e facilitar a alocação eficaz de recursos do governo e em organizações de bem-estar animal.
Doutorando em Medicina Veterinária
Médico-veterinário pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especializado em Medicina Veterinária do Coletivo pela UFPR. Mestre e Doutorando em Ciências Veterinárias pela UFPR. Membro da Diretoria do Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo (IMVC).